segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Perdas sem danos

Conversava com uma pessoa que passou recentemente por uma perda, e ela me falava como essa perda estava fazendo com que ela se fechasse em si mesma, não se envolvendo mais com nada, como uma forma de se proteger de outras perdas.

Hoje pensava nessa conversa e me lembrei de outras tantas pessoas que por medo de perder não se entregam mais à vida, ficando sempre na retaguarda, como se pudessem controlar os acontecimentos com essa atitude de não se abrir... ou de se abrir só um pouquinho... e com isso vão perdendo cada vez mais... vão perdendo tempo.... vão perdendo a vida que se escoa a cada momento sem ser vivida.

As perdas acontecem, mas... muitas vezes, os danos ficam por nossa conta.

Damos tanta ênfase ao que perdemos que nem nos damos conta de que a maior perda se dá por uma escolha nossa, quando... ficamos dando voltas e voltas ao redor de uma mesma situação... dramatizando cada vez mais e fazendo com que o nosso lado que adora ser vítima saia vencedor e triunfante... Quando conseguimos ser reconhecidos como vítimas das situações, isso pode até nos dar um certo alivio, porque afinal temos razão para nos queixar... e confundimos esse reconhecimento... com amor. Doce ilusão, merecemos muito mais amor do que esse recebido das pessoas que incentivam a nossa postura de vítima.
Ser vitima é muito fácil e todo mundo consegue interpretar este papel... difícil é ter coragem de sair dele e assumir quem verdadeiramente somos.
Assumir... mesmo diante das perdas mais difíceis, o nosso Guerreiro Espiritual... aquele que questiona, que busca sempre... que não aceita o papel de vítima porque sabe que além do que é obvio e aparente, existe sempre algo a ser encontrado... algo que só se manifesta para quem tem coragem de ir além da dor... para quem tem coragem de seguir o caminho do coração.

Perdemos pessoas, coisas, conceitos e preconceitos e quase nunca entendemos que essas perdas são um caminho novo... uma oportunidade de escolher um novo rumo.

Recentemente perdi um objeto que era muito especial para mim, pois simbolizava algo muito querido... minha primeira reação foi mesmo de tristeza... E assim estava quando tirei uma mensagem em um oráculo que falava que... quando perdemos algo ou alguém, ficamos tão apegados ao que perdemos e à perda que com isso podemos também perder a oportunidade que se abre nesse movimento...
Tenho pensado muito nessa mensagem que me fez esquecer completamente o objeto que perdi... entreguei com Amor e pude ver nas entrelinhas que alguma coisa realmente faz a diferença quando tomamos uma postura diferente diante das perdas.

Precisamos perder tantas coisas para nos encontrar... tantas manias, crenças, verdades e mais verdades que vão caindo por terra e... quando olhamos para elas, já caídas, podemos nos espantar por ter defendido aquilo tudo por tanto tempo...

Mas voltando às perdas... é sempre bom lembrar que elas acontecem para que algo novo que precisa chegar se aproxime...

(Você tem o dom da escolha)

Clau Srt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixar um comentário